quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Seu cão ou gato come grama?? Veja se isso é bom para ele!


                  (Foto:Reprodução)



Nós que temos pets sabemos como eles gostam de comer grama, isso é até estranho pelo fato de as "verduras" não fazerem parte da dieta deles, alguns tutores acreditam que isso faz mal e os impedem de comer grama, mas isso está totalmente errado.

Os médicos veterinários Eduardo Filetti e Ana Paula Correia explicam que "o ato de ingerir grama é puramente instintivo e que cada animal determina a quantidade necessária".

O interessante nisso é que esse ato faz com que nossos pets mesmo que instintivamente, consumam clorofila, que inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, garganta e de ulceras gástricas e previne inflamações do intestino.



Ela também é responsável pela renovação de tecidos, promove uma flora intestinal saudável para o pet e ativa enzimas para produzir vitaminas A,E e K.

O fato de os cães comerem grama está diretamente ligado a seus parentes lobos e raposas, mas, de acordo com os médicos veterinários entrevistados, cães comem grama e matinhos quando se sentem com o estômago "enjoado", a grama age como um irritante do estômago fazendo o animal vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido.

"Comer grama faz bem para o animal! Cães e gatos podem ingerir grama normalmente, no caso dos felinos o ato de ingerir grama ajuda na regurgitação de bolas de pelo, que se formam no estômago à medida que o gato lambe o próprio corpo para se higienizar. Nos cães a grama também melhora o funcionamento do intestino e ajuda a expulsar por meio do vômito, alimentos que estejam causando mal-estar", afirmam.



Veterinários fazem ressalva:

Tanto Eduardo quanto Ana Paula enfatizam que não é todo tipo de grama que o animal pode comer. "É preciso ter cuidado com a grama de jardins, do quintal ou da calçada que podem estar contaminadas com agrotóxicos e venenos, a ingestão desse tipo de grama pode ser tóxica e também, o que é muito preocupante, trazer endoparasitas (parasitas que vivem no interior do corpo) para o animal. Outro cuidado é com as plantas tóxicas cultivadas em casa e jardins, como a comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, costela-de-adão e muitas outras, veja mais aqui por isso é mais seguro adquirir no mercado um produto próprio para cães e gatos, desenvolvido especialmente para que os pets possam se abastecer de fibras vegetais, sem agrotóxicos e sem toxidez ao organismo", finalizam.




Fonte: Idmedpet

Nenhum comentário:

Postar um comentário