terça-feira, 6 de outubro de 2015

A sarna é transmitida facilmente? Saiba mais sobre os tipos de sarna.


sarna



Muitas pessoas acham que só cães que vivem nas ruas pegam sarna, mas os agentes da sarna se encontram em cobertores, brinquedinhos dos pets e até nos estofados, qualquer animal pode pegar sarna.

É uma doença causada por ácaros que atingem a pele dos animais, só que alguns tipos de ácaros desencadeiam reações mais fortes causando muita coceira, é raro, mas pode contagiar os humanos.

Alguns tipos de sarna:

Sarna sarcóptica ou escabiose - É causada pelo ácaro sarcoptes scabei, pode atingir cães em qualquer época do ano e em qualquer idade. A doença causa coceira intensa, os indícios desse tipo de sarna são: pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo, crostas e escoriações.

É altamente contagiosa, pode atingir outros cães, pessoas e raramente os gatos se houver contato direto com o cão infectado, é preciso fazer uso de medicamentos receitados pelo veterinário e evitar contato direto com o cão.

coça

Sarna otodéica ou sarna de ouvido - É causada pelo ácaro otodectes cynotis e é transmissível entre cães e gatos. Causa coceira intensa no ouvido infectado, podendo surgir feridas mais graves por conta de o animal se coçar demais, também há o acúmulo de cerúmem dentro do ouvido do pet, o que pode levar a uma futura otite, por isso as orelhas devem ser mantidas limpas mesmo depois que a sarna desaparecer, para que ele não contraia novamente.

Sarna demodécica ou sarna negra - É causada pelo dermodex canis, esta sarna não é contagiosa pois existe uma predisposição genética para obtê-la, o diferente dessa sarna é que na verdade seu agente já se encontra em todos os cães e é inofensivo, podendo se manifestar apenas em animais que tenham uma determinada deficiência imunológica. Esse tipo de sarna causa feridas com secreções e cheiro forte, ao invés de coceira, ela não tem cura mas pode ser controlada.

Quanto ao contágio em pessoas, elas devem se preocupar mais em pegar a sarna humana, que essa sim é altamente contagiosa entre humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário