sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Mais uma extinção em massa na Terra - Será o fim dos tempos??


seca



Nosso planeta já teve 5 períodos de grandes extinções, onde várias espécies desapareceram, e agora, pesquisas apontam que já iniciamos a 6º extinção em massa da terra, avisa Rodolfo Dirzo, professor de biologia da Universidade Stanford da Califórnia.

Mudanças climáticas ajudam na extinção, porém, o ser humano tem acelerado esse processo, a população humana continua crescendo cada vez mais e dessa forma não só interfere no clima através da emissão de poluentes no meio ambiente, como também devasta e explora os recursos naturais exageradamente, causando o desaparecimento de muitas espécies.



Só para ter uma ideia, 400 espécies desapareceram do planeta nos últimos 100 anos, 20 vezes mais do que no século 17, estima-se que a extinção aumentou mais de 100 vezes, se comparado com a taxa natural.

gelo

Desde o século 15, cerca de 1/3 de todos os vertebrados estão ameaçados ou em perigo, e muitos animais de grande porte como os elefantes, rinocerontes e ursos polares tem taxas maiores de declínio, esse animais estão em risco não só pelas baixas taxas de crescimento, mas também por serem alvos de caçadores que os querem por sua carne, pele ou chifres.



Outras espécies como crustáceos, borboletas também estão em perigo, é claro que a extinção é algo que acontece com o tempo na natureza, o problema é que nós aceleramos e muito tudo isso, além disso, especialistas dizem que os níveis de carbono absorvidos pelos oceanos está bem maior do que na última extinção em massa, os oceanos apresentam maior acidificação, maior aquecimento e baixos níveis de oxigênio.

O problema é que achamos que isso não nos afeta, mas se continuarmos agindo como se o planeta fosse só nosso, até nossa espécie pode desaparecer, a questão é que quanto mais espécies nós colocarmos em extinção, mais perto da extinção nós chegamos!

peixes

A perspectiva é que, entre 300 a 2000 anos, pode acontecer uma nova extinção em massa, e nossa espécie será uma das primeiras a desaparecer.

Pesquisadores apontam que ainda há chance de revertermos isso, ou pelo menos retardar esse processo, mas tendo em vista todo o interesse de grande parte da população em consumir cada vez mais, e isso conta tanto a matança de animais como a destruição da natureza, então será que temos chance??



É muito difícil acreditar que as pessoas possam se conscientizar de que não precisam destruir tudo para terem o que querem, porém, com um pouco de responsabilidade e bom senso, acredito que possamos melhorar a situação do planeta, basta nos unirmos e tentar fazer algo melhor ao invés de sermos egoístas e pensarmos apenas em nós mesmos!



Um comentário:

  1. É pena que o ser humano, esteja contribuindo ,para acelerar a sesta extinção em massa.

    ResponderExcluir