sexta-feira, 27 de março de 2015

Eles podem estar em seus livros antigos...mantenha-os lá!!!


                   (Foto: Divulgação)



Provavelmente muitas pessoas que tem livros antigos em casa, podem ter esses escorpiões junto deles.

Parece meio assustadora a ideia mas, para seus livros é muito bom... e tudo isso porque esses Escorpiões-de-livros, realmente protegem os livros pois eles matam os "piolhos-de-livros"
que são conhecidos por comer a cola que mantém as páginas unidas.

Mas na verdade o Escorpião não é um escorpião, seu nome científico é (Chelifer cancroides), ele possui duas garras que o faz lembrar um escorpião, mão não tem ferrão, na realidade ele é um aracnídeo que pertence à ordem Pseudoscorpionida, com mais de 2 mil espécies diferentes.

                 (Foto: Divulgação)


O problema é que quando as pessoas se deparam com esse pequenino, acham que se trata de um percevejo e o mata, o que é um erro pois é ele que protege seu arsenal de livros antigos, esse ser é tão pequeno que não oferece risco algum ao seres-humanos.

Porque você só encontra esse bichinho em livros antigos???

Porque antigamente os livros eram colados com cola à base de amido, que os piolhos de livros adoram...hoje em dia é usada cola sintética, então se você tem livros realmente antigos, limpe com cuidado para não matar o escorpião protetor, e dessa forma terá sempre livros antigos como se fossem novos!

Confira o vídeo:



Fonte: JornalCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário