terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Descoberta nova espécie de mamífero


                 (Foto: Hugo Ferreira/Arquivo Pessoal)


Foi descoberta uma nova espécie de "quandu", que é um mamífero roedor parecido com o porco-espinho, essa espécie foi descoberta por um grupo de biólogos cearenses no interior do estado.

Ele levou o nome de "quandu de baturité", pois foi encontrado na Serra de Baturité, quem o encontrou foi o biólogo Hugo Fernandes Ferreira e foi confirmada como nova descoberta por Anderson Feijó e Alfredo Langguth, da Univrsidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com essa descoberta, a equipe agora começa os estudos sobre o comportamento e dieta do animal, além de análise do DNA, que identifica o grau de semelhança com outras espécies de quandus.

O que já foi notado é que a diferença entre o quandu descoberto e os outros animais do gênero está no formato do crânio e nas cores dos espinhos.

"Se ele for um animal de presença restrita à Serra de Baturité, e essa é a minha hipótese, ele certamente é um animal que corre risco de extinção", diz Ferreira, o tamanho do quandu é quase o mesmo de um poodle, só que com patas mais curtas.

Agora só resta saber se existem mais dessa espécie em outras regiões, ou se ele existe apenas nas Serra de Baturité.


Fonte: G1

Um comentário:

  1. Acabei de ver um igual esse aqui na árvore da minha casa interior de São Paulo

    ResponderExcluir