terça-feira, 25 de novembro de 2014

Doença do Carrapato: Silenciosa e letal!!!


                   (Foto: Divulgação)

Foi feita uma campanha pelo Hospital Veterinário Pet Care, eles examinaram 234 cães e constataram que 1 em cada 10 animais possui a Doença do Carrapato, em todos os caso, os tutores nem desconfiaram que o animai estava infectado.

"Como se trata de uma doença silenciosa, cujos primeiros sintomas aparecem quando ela está num estágio mais avançado, o resultado da campanha foi importante para que alertemos ainda mais os tutores a realizar exames periodicamente nos cães", explica a Dra. Carla Berl, diretora da rede de hospitais.

O que é a Doença do Carrapato?

Com nome científico de Erlichiose, a doença do carrapato destrói lentamente a medula óssea e rins dos animais, pode causar meningite e convulsões.

Como é transmitida?

É transmitida através de carrapatos que tiveram contato com animais doentes e que depois tiveram contato com seu pet, por exemplo.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas que os cães infectados apresentam são febre, perda do apetite, prostração e hemorragias, também podem ter deficiência de plaquetas no sangue, baixa de glóbulos brancos e também de hemácias, ainda podem apresentar sangue na urina, pneumonia, vômito e diarreia, mas como os sintomas variam de animal para animal, pode ser confundido com os sintomas da cinomose.

Quais serão os procedimentos veterinários?

Se o seu vet suspeitar que seja a doença do carrapato, ele deverá esperar de 21 a 30 dias para colher os exames, porque assim o diagnóstico será mais preciso, deve-se respeitar esse tempo pois na maioria dos casos a doença não se manifesta de imediato.

Como prevenir?

Deve-se ter cuidado redobrado com os animais principalmente no inverno, pois é nesse período que os carrapatos se multiplicam mais facilmente, além disso, a doença pode ser transmitida tanto em áreas de matas e terrenos, mas também em parques, pet shops, hoteizinhos e até em sua própria casa.

"A melhor forma de prevenção é levar seu cão ou gato ao veterinário anualmente para realizar os devidos exames, desta forma, poderá ser obtido o diagnóstico antes mesmo da doença se manifestar e o tratamento sendo mais eficiente, ou seja, o diagnóstico precoce é o melhor tratamento", diz a diretora do Pet Care.


Fonte: Segs


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Enio, realmente o erro passou despercebido, obrigada pela dica!!

      Excluir
  2. Meu cachorro está assim, vomitando, não está comendo nem bebendo, com sangue nas fezes e nem se levanta direito tá, há dois dias já hoje comecei a dar doxiciclina e água de coco pra ele com seringa pra vê se melhora

    ResponderExcluir
  3. Leva em um veterinário de confiança!

    ResponderExcluir
  4. Tem que ver se não é parvovirose, ela também faz o peludo ter esses sintomas, é melhor levar ao vet para ter certeza, melhoras para o peludo :)

    ResponderExcluir
  5. Exame de sangue detecta a doenca?

    ResponderExcluir