segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Gatos: Principais doenças e vacinas


                  (Foto: Divulgação)



Principais doenças:

1 -  Panleucopenia felina - É uma doença viral que se contrai pelo contato com as fezes ou objetos que tenha entrado em contato com animais contaminados, os principais sinais dessa doença são gastrointestinais e bem graves, tem alto índice de mortalidade e não tem tratamento específico.

2 - Rinotraqueíte - é uma doença viral causada pelo Herpesvírus, é muito contagiosa e se manisfesta no sistema respiratório, o gato apresenta espirros, secreção nasal e alterações oculares, isso pode levar o gato à morte ou deixá-lo com sequelas oftálmicas.

3 - Clamidiose - É uma doença bacteriana que pode ser transmitida para os humanos, pode provocar conjuntivite e úlcera de córnea.

4 - Calicivirose - É uma doença viral que causa infecção respiratória nos gatitos, pode vir junto com a rinotraqueíte e a clamidiose, o que faz o gato ter um quadro respiratório complexo.


5 - Leucemia viral felina (Felv) - É uma doença viral grave, sem cura e sem tratamento específico, é contraída principalmente pela saliva do animal contaminado que pode contaminar comedouros, bebedouros, por mordida ou lambedura, apresenta manifestações como imunosupressão e aparecimento de tumores em diversos órgãos.

6 - Raiva - É uma doença viral grave que manifesta sinais neurológicos graves, é uma zoonose importante, tanto que por lei Federal no Brasil, todos os animais devem ser vacinados.

Tipos de vacinas:

a - Vacina tríplice felina - Que protege o peludo contra a panleucopenia felina, calicivirose e rinotraqueíte.


b - Vacina quádrupla felina - Protege todas da tríplice e mais a clamidiose.

c - Vacina quíntupla felina - Protege todas da quádrupla e a leucemia viral, porém, não são todos os gatos que tem indicação para receber essa vacina, antes de recebe-la os gato deve fazer testes sorológicos para confirmar se ele não é portador assintomático dadoença,o que contra-indica sua administração.


Fonte: Clinipet

Nenhum comentário:

Postar um comentário