segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cães: Principais doenças e vacinas


                  (Foto: Divulgação)


Principais doenças em cães:

1 - Cinomose - é uma doença viral que acomete cães em qualquer idade, é contraída através do contato direto com secreções (principalmente anais) de animais que tem essa doença, em temperaturas mais frias o vírus pode ficar disperso no ar, pode apresentar sinais cutâneos, gastrointestinais, respiratórios ou neurológicos, infelizmente a taxa de mortalidade é bem alta pois não há um tratamento específico, os animais afetados podem receber tratamento sintomático, mas mesmo os que sobrevivem à doença acabam ficando com sequelas pro resto da vida.

2 - Parvovirose - Essa costuma atingir mais facilmente os filhotes, fazendo com que tenham problemas gastrointestinais graves com vômito e diarreia com sangue, o contágio acontece a partir do contato com fezes contaminadas de outros animais, esse vírus pode permanecer no ambiente em que o cão contaminado estava,  por meses ou anos, não há tratamento específico e a taxa de mortalidade é bem alta.

3 - Coronavirose - Essa doença é viral que ataca o sistema gastrointestinal, o peludo também se contamina pelas fezes de outros animais, porém, essa doença é mais branda que a parvovirose.

4 - Leptospirose - existem mais de 10 tipos dessa doença bacteriana que podem contaminar seu pet, cada um desses tipos podem causar vários sintomas que podem causar lesões graves nos rins, fígado e até hemorragias, a contaminação se da através do contato do seu pet com algum que esteja contaminado ou com a urina de outro que esteja contaminado.


5 - Parainfluenza e adenovírus tipo 2: São doenças virais que acometem o sistema respiratório, causam tosse, espirros, podendo virar pneumonia , a contaminação é feita através do contato com animais doentes que transmitem esse vírus quando tossem ou espirram, é muito contagiosa, principalmente em locais onde se tem muitos animais (parques, canis).

6 - Hepatite infecciosa - Também é uma doença viral e tem uma manifestação hepática e ocular, o contágio acontece através do contato oronasal com o cão doente.

7 - Raiva - é uma doença viral grave e que não tem cura, se manifesta com sinais neurológicos, por ser uma importante zoonose, pois os cães e gatos infectados podem transmiti-la pela mordida ou saliva, a vacina contra raiva é a única vacina obrigatória por lei Federal no Brasil, todos o cães e gatos devem ser vacinados.

8 - Leishmaniose visceral - Essa doença é transmitida pela picada de alguns mosquitos e é muito grave, alguns sintomas são lesões na pele, anemia, alterações no baço, rins e fígado, etc... no Brasil, o tratamento dessa doença é proibido com determinadas drogas, então a legislação vigente diz que o pobre bichinho seja eutanasiado.


Tipos de vacina:

a - Vacina óctupla - protege o cão contra cinomose, parvovirose, 2 tipos de leptospirose (L. canicola e L. icterohaemorrhagiae), hepatite infecciosa, parainfluenza, coronavírus e adenovírus tipo 2.

b - Vacina éctupla - Esta possui as 8 da óctupla e mais duas que são contra dois tipos de lepstospirose (L. grippotyphosa e L. pomona).

c - Vacina sextupla - é contra as mesmas doenças da óctupla, menos a leptospirose.


Fonte: Clinipet

Nenhum comentário:

Postar um comentário