terça-feira, 23 de setembro de 2014

4 incríveis cães professores


                 (Foto: Divulgação)



Muitas pessoas querem cães que possam fazer algo por eles, como por exemplo: buscar coisas, encontrar os chinelos, carregar sacolas, cães para guiar cegos e até para detectar os níveis de açúcar no sangue.

Para isso, há grupos que estão usando cães para ensinar os seres humanos, confira abaixo, o quanto podemos aprender com esses peludos fofos!!

TERAPIA COM CÃES

O grupo Pet Prescription Team (PPT) que reside em La Habra (Califórnia), tem uma equipe especial de terapia com cães, eles ajudam crianças com lesões cerebrais, é uma escola sem fins lucrativos para crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, graves ou moderadas.

Alguns exercícios são realizados durante as sessões dessa aula, e cada exercício tem um objetivo diferente:

Andar com o cão, desenvolve habilidades motoras;
*Exercícios de agilidade com o cão, melhoram a capacidade para desenvolver alguma tarefa;
*Deixar o cão sentado educadamente, enquanto os estudantes Pets ensinam a maneira certa de tocar o cão;
*Identificar orelhas, nariz, etc... para ajudar na associação de palavras;
*Aceitar a ajuda de um cão, que melhora a confiança da criança.

Na Universidade da Califórnia, está em destaque um programa que participa das Olimpíadas Especiais de Fullerton (Fullerton's Special Olimpcs).
"Os cães levaram a interação entre os atletas a outro nível, e também deixam as crianças mais calmas", disse o fundador da PPT, Krystal Emery.

"Era fácil perceber a comunicação confortável e tátil entre os cães terapeutas e os atletas, por um período de tempo isso tirou a dor e os problemas que essas crianças adoráveis carregam"


               (Foto: Divulgação)

CÃES DE LEITURA: Outra pesquisa feita em um projeto piloto de Minnesota, chamado de "PAWsitive Readers" mostrou que os cães terapeutas ajudaram 10 dos 14 participantes do 1º grau a melhorar sua leitura, e outro estudo da Universidade da Califórnia provou que as crianças podem melhorar sua leitura em média 12% quando estão lendo para seu cão.

"Os cães não só ajudam as crianças a apreder a ler, como também fazem-nas apreciar mais a leitura, e isso funciona para crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem" disse Michael Amiri, co-autor com sua esposa Linda, do livro infantil Shellie, o cão mágico.

Amiri acredita que o fato de as crianças melhorarem a leitura com a ajuda dos cães, é porque eles aumentam a confiança e não constrangem os leitores, até porque os cães não riem se a criança erra alguma palavra, não as interrompem, e também porque é sempre bom ter um cão por perto.


                (Foto: Divulgação)

CÃES ESPERANÇA: Em nova York existe uma organização sem fins lucrativos, que aproveita a compaixão natural de um cão para ajudar jovens a desenvolver a auto-estima e muitos outros comportamentos positivos que são necessários para qualquer pessoa se tornar bem sucedido em uma comunidade, esse programa é oferecido principalmente para as crianças e jovens, e os ensina a treinar cães e também aprendem sobre comunicação, linguagem corporal, amor e sucesso, tudo isso inclui serem convidados a demostrações, visitas em abrigos onde eles aprendem sobre a super-população animal, fábricas de filhotes e discriminação de raças.

"Na cidade de Nova York, 28% das crianças vivem na pobreza e com a pobreza vem os desafios, escolas pobres, bairros violentos, violência doméstica, lares desfeitos,etc...as crianças que aprendem como lidar com isso ficam mais resistentes, tem uma chance melhor",disse Audrey Hendler que é fundador e diretor executivo de uma feira que se chama "Agite para a juventude", e ao que parece os participantes desse programa, estão provando ser verdade.

"Eu costumava pensar que os cães eram como máquinas, mas agora vejo que eles tem famílias e sentimentos", disse um dos participantes do ensino fundamental no programa de verão em 2011.

"Eu convenci meu amigo a parar de bater em seu cão", disse outro jovem do ensino médio, também em um dos programas.


                (Foto: Divulgação)

CÃES DE PRISÃO: Também algumas prisões regionais, estaduais e até militares, estão adotando programas para que os presos tenham um cão para treinar, seja com um cão de resgate que precisa de reabilitação, ou um cão a ser treinado para ser os olhos e ouvidos das pessoas, e dessa forma os detentos aprendem algo também.

Ao mesmo tempo que os presos estão treinando os cães, sem perceber, eles também estão aprendendo a ter responsabilidade e carinho, dessa forma eles se focam em outra coisa que não só a eles mesmos.
É muito mais fácil um preso interagir com um cão do que com uma pessoa, fora que os cães também ajudam na reabilitação de soldados feridos em combates.

"POR FIM: Até mesmo o seu cão de estimação deve ter te ensinado algo, pare para perceber e com certeza você verá que já aprendeu muito com ele, por exemplo: que eles possuem um amor incondicional por você, ensinam seus filhos a amar, respeitar e cuidar de algo que depende deles, ensina que a vida pode ser tão simples se descomplicarmos,

ensinam que confiam 100% em seu tutor, e por fim, dão a vida por nós!" (Jornal do Pet)



Fonte: I Love Dogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário