sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Caçada à ursa com dois filhotes causa comoção nas pessoas


                  (Foto: Facebook/BBC)



Na Itália, as autoridades florestais estão tentando capturar uma ursa que feriu um homem há poucos dias, a ursa foi batizada com o nome de Daniza e se for capturada, será separada de seus dois filhotes, e isso está causando comoção e protestos por parte da população.

Daniza atacou esse homem que colhia cogumelos em uma floresta na região alpina de Trentino, ferindo-o seriamente, segundo cientistas, provavelmente a ursa estava defendendo seus dois filhotes que poderiam estar no local onde o homem colhia os cogumelos.

Daniza havia sido reintroduzida à natureza como parte de um projeto chamado "Life Ursus", que a trouxe da vizinha Eslovênia, após a captura ela deverá ser levada a uma área protegida e longe da civilização, já seus filhotes deverão ficar na região alpina.

Especialistas dizem que eles estão preparados para viver longe da mãe, e que o inverno não é muito rigoroso nessa área, além disso, a floresta oferece alimento em abundância.

Protestos: A tentativa de captura e a separação dos filhotes da mãe ursa está causando uma onda de protestos na Itália, um grupo foi criado no Facebook para apoiar a permanência da ursa na floresta e já conseguiu juntar muitos membros em poucos dias.

Visite o grupo Io sto con Daniza (Eu estou com Daniza), e a hashtag #iostocondaniza se tornou uma das mais difundidas no twiter italiano. "Captura Daniza seria um absurdo, mata-la seria um crime", protestou Michela Brambilla, deputada do partido Forza Itália, ex-ministra e presidente da Liga Italiana pela defesa dos Animais e do Ambiente.

A defesa dos filhotes teria sido "legítima", disse, Brambilla promete entrar com uma moção no parlamento italiano a favor da liberdade da ursa, o partido de oposição Movimento 5 Estrelas criticou a "reação histérica" ao acidente na região alpina e conclamou as autoridades a cancelarem a ordem de captura da ursa.

"A vítima merece toda nossa solidariedade, no entanto, a ursa reagiu de maneira absolutamente natural", diz o partido em uma nota à imprensa.

Perigo: Especialistas do Ministério italiano do meio ambiente dizem, por outro lado, que a captura do animal é absolutamente necessária, já que Daniza põe em perigo a população local, o procedimento está de acordo com todas as normas internacionais, sublinha o ministério.

Aprisionar a ursa não é uma tarefa fácil, já que ela pode percorrer uma extensão de até 50 quilômetros por dia, ela tem uma coleira que transmite sinais de rádio, mas eles tem um alcance limitado, até agora Daniza não caiu em nenhuma das armadilhas com carne e mel feitas pela polícia florestal.

Os ursos europeus estão ameaçados de extinção por causa do desmatamento, caça e desenvolvimento urbano, ambientalistas temem que ataques a seres humanos possam causar oposição ao projeto da província de Trento, que tem como objetivo aumentar a população de ursos na região alpina italiana.

"O problema do ser humano é achar que só ele é especial e que ele pode invadir o habitat de todo e qualquer ser, mas acredita que nenhum outro ser pode invadir seu habitat, é engraçado que as pessoas caçam ursos, desmatam seu habitat, fazendo com que eles não tenham onde ir, e ai quando alguém é atacado..é culpa do urso, na verdade ela só estava defendendo seus filhotes pois o ser humano está invadindo seu espaço!" (Jornal do Pet)


Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário