terça-feira, 29 de julho de 2014

Porque os gatos se lambem tanto?


                  (Foto: Divulgação)



Sempre percebemos que os gatos parecem se limpar o tempo todo, as vezes ficamos intrigados de ver o tempo que eles levam para limpar os pelos, mas será que tudo isso é apenas para limpar? Veja aqui a resposta para essa pergunta!!!

Porque os gatos se lambem o tempo todo?

A língua do gato é áspera, como verá na foto abaixo, ela possui na sua superfície, papilas em forma de ganchinhos que forma uma espécie de pente que ao passar no pelo, retira a sujeira, mantêm o pelo macio e também retira parasitas, se houver. 

Mas a causa de tanta lambida não é só para se manter limpo, tudo isso também garante a impermeabilidade no seu pelo, o que dificulta a proliferação de parasitas e também pode manter o corpo resfriado em dias quentes e diminui a perda de calor mantendo o corpo aquecido em dias frios.

                  (Foto: Divulgação)

Mas e se o gato se lambe excessivamente?

Agora, se esse comportamento for excessivo, pode ser sinal de alguma neuropatia, uma doença cerebral, uma inflamação ou uma doença na pele causando coceira, gatos também se lambem quando estão entediados ou sozinhos por um longo período, não tendo nenhuma atividade...ele se lambe, só deve-se ficar atento para essa "lambeção" não se tornar um vício.



Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário