terça-feira, 15 de julho de 2014

Porque os cães ficam grudados quando estão acasalando?


                 (Foto: Divulgação)

As vezes percebemos que o acasalamento dos cães fica meio complicado, isso porque eles ficam "grudados",
dando a impressão de dor e desconforto, mas isso é uma fase do acasalamento.

Os cães obviamente, possuem uma anatomia do órgão genital dos machos e da cérvix bem diferente de nós humanos, explicarei aqui para que entendamos melhor como tudo funciona.

Porque os cães ficam 'grudados" durante a cópula?

Na cópula canina a penetração acontece ainda com o órgão sexual flácido, isso só é possível porque o órgão tem um osso que permite a penetração e somente com a fricção é que ocorre a ereção, os cães machos possuem uma espécie de "bulbo" próximo à base dos testículos, e isso se chama "bulbus glandis".

Quando ocorre a ereção peniana, este bulbo é preenchido com sangue e isto fará com que ele aumente o seu volume, as cadelas possuem uma cérvix que é praticamente plana e tem como se fosse uma "fossa", na qual o "bulbo" irá se encaixar, o processo de preenchimento sanguíneo do bulbo ocorre já no interior do canal genital da cadela.

O sêmen dos cães é muito ralo com baixa contagem de espermatozoides e este tamponamento vaginal por intermédio da glande aumentam a chance de fecundação, uma vez que o bulbo esteja inchado, é praticamente impossível que o órgão genital masculino seja retirado do canal genital feminino, parece ser uma situação desconfortável, ou que algo está errado, mas não...tudo tem uma razão biológica!

Os cães machos possuem uma ejaculação por "gotejamento", ou seja, eles liberam o esperma parceladamente e podem demorar cerca de 30 minutos naquela posição estranha (dependendo da espécie), posição essa conhecida como "grudar", "colar" ou "engatar", esse grude na hora da cópula parece ser uma forma de minimizar as perdas de esperma e garantir a fecundação.

Na fase final da cópula, ocorre um movimento de rotação do macho sobre a fêmea, ficando juntos pela região caudal e virados para direções opostas, fase essa em que a ejaculação acontece, com o término, o bulbo se retrai deixando os cães livres para se separar, ai é só aguardar a gravidez da cadelinha!!!


Fonte: Diário de biologia

4 comentários:

  1. Uma curiosidade, será que os cães, e animais em geral sentem prazer no ato sexual assim como os humanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li uma vez que a maioria dos animais cruzam apenas para reprodução, são poucas as espécies que têm o sexo como prazer assim como os humanos, golfinhos, tigres e babuínos se não me engano

      Excluir
    2. também fiquei curioso em relaçao à isto.

      Excluir
    3. Aqui está a resposta para suas perguntas :)

      Top 7 mitos e verdades sobre a sexualidade canina
      http://www.jornaldopet.com/2016/06/top-7-mitos-e-verdades-sobre.html ,espero que gostem.

      Excluir