segunda-feira, 7 de julho de 2014

Levar cachorro para passear de moto é considerado maus-tratos


                   (Foto: Divulgação)

A cada dia que passa fica mais fácil ver cães
em garupas de motos e em raros casos, em um side car (carrinho que fica ao lado da moto), mas será que isso é legal para o cãozinho??

Afinal de contas, o cão fica exposto ao tempo seco, alta temperatura, buzinas e ao monóxido de carbono expelido pelos carros o tempo todo, e todas essas coisas devem ser consideradas, mesmo que o seu pet esteja usando capacete e óculos específicos para cães.

Diz o veterinário Edgard Cardoso, que os cães fazem parte da família e acompanham seus tutores em grande parte das atividades, porém, a segurança no transporte nem sempre é levada em consideração, ele diz que quem faz questão de ter a companhia de seu pet, tem a obrigação de usar uma caixa específica para essa finalidade.

O cão deve ter ventilação e espaço para ficar em pé ou mudar de posição, em uma moto isso é quase impossível e o que vemos são adaptações, infelizmente as vezes eles viajam em mochilas, caixas apertadas ou mesmo sobre o tanque.

Óculos e capacetes são vendidos em sites e butiques caninas, segundo Cardoso, os óculos podem até evitar o ressecamento dos olhos, causado pelo vento, mas os capacetes são pura fantasia, já que em caso de queda ou acidente o animal tende a girar no ar e bater a coluna no chão.

A veterinária Tatiane Pelucio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, diz que maus-tratos não se restringem a bater ou deixá-lo preso, entende-se por maus-tratos qualquer comportamento fora da natureza do animal ou quando ele é usado como instrumento de diversão.

Nesta categoria estão exageros como pintar as unhas do cão, implantar cílios, furar orelha e outras "excentricidades".

Se levar seu cão para passear em sua moto, em caso de queda, haverá graves consequências, muitas pessoas argumentam dizendo que o cão "adora passear de moto", segundo Edgard Cardoso, o animal quer mesmo é ficar perto de seu tutor e faz qualquer sacrifício para isso, mas a responsabilidade de protegê-lo é do tutor.


Fonte: UOL




Nenhum comentário:

Postar um comentário