sábado, 21 de junho de 2014

Endal: O cão herói


                 (Foto: Divulgação)



Este é o Endal, um Labrador Retriever que foi o cão de assistência  de Allen Parton, ele recebeu o título de cão do milênio.

Allen Parton participou da Guerra do Golfo onde foi seriamente ferido e perdeu 50% da memória e não era capaz de criar novas memórias com mais de dois dias, mas Endal  ajudou a recuperar a memória, ele pegava tudo que via pela frente e colocava no colo de seu tutor, e dessa forma alegrava Allen, pois dava toda a atenção à ele, sendo assim, de pouco em pouco, levando coisas para seu tutor, que finalmente Allen começou a se lembrar das coisas e recuperou a memória.

Em 2001 ocorreu um acidente onde a cadeira de rodas de Allen foi atingida por um carro e ele foi derrubado e ficou inconsciente, Endal mesmo machucado arrastou-o para um local seguro e o colocou em uma posição confortável, o cobriu com seu cobertor e depois pegou o celular de seu tutor e o colocou perto de seu rosto, Endal salvou a vida de seu tutor.

A história de Endal:

Quando filhote, antes de iniciar seu treinamento como cão de assistência, Endal foi diagnosticado com osteocondrose nas patas anteriores, isso poderia fazer com que fosse rejeitado como cão de assistência e encaminhado para a adoção.

Contudo, com uma série de exercícios controlados e uma alimentação a base de cereais e carne não processada, Endal pode se recuperar e completar seu treinamento como cão de assistência.
Ele foi encaminhado o seu dono, o deficiente Allen Parton, ex-oficial chefe da marinha real britânica em 1997.
Ele era capaz de atender a mais 100 comandos diferentes, que incluem realização de algumas tarefas domésticas que seu dono não pode fazer como ligar e desligar interruptores, chamar o elevador, apanhar objetos que caem no chão, etc…

Endal também era capaz de colocar a roupa suja na máquina de lavar, apertar o botão que liga o aparelho e retirar a roupa quando a lavagem estivesse terminada; ele também era capaz de colocar um cartão de banco em um caixa eletrônico, retirá-lo quando a operação estivesse completa e guardar o cartão para seu tutor.

Endal recebeu diversas condecorações pelo bom cumprimento do dever, entre elas a “Blue Peter Badge” e a medalha de ouro PDSA.
Ele foi eleito o cão do milênio pelos leitores da revista inglesa “Dogs today”.
Depois disto ele foi apresentado em um programa da National geografic society e em um documentário sobre sua vida e trabalho como cão de assistência.

Endal morreu em Março de 2009, com 13 anos.


Fonte:  Arca de Noé

Nenhum comentário:

Postar um comentário