terça-feira, 10 de junho de 2014

Conheça as cabras alpinistas, desbancando qualquer alpinista


                 (Foto: Divulgação)



Estas são as cabras alpinistas, elas desafiam a gravidade e nos faz imaginar "como elas foram para lá?", é uma aventura bastante perigosa mas, elas o fazem essencialmente à procura de alimento, ou para fugir de predadores.

Mas além do perfeito equilíbrio as cabras conseguem escalar desta forma devido às especiais adaptações que evoluíram em suas patas que tem dois dedos amplamente espaçados, mas elas foram muito bem sucedidas na escalada pois os predadores não se atrevem a persegui-las pelas montanhas.

As duas principais especialistas em alpinismo são a cabra-da-montanha (Oreamnos americanus) e o íbex-alpino (Capra ibex).

A cabra-da-montanhas, que apesar do seu nome não é uma verdadeira cabra (embora seja um parente próximo) é encontrada apenas na América do Norte, nos mais espetaculares e arriscados ambientes alpinos, subindo precipícios desde o Alasca às montanhas rochosas dos Estados Unidos.

São os maiores mamíferos encontrados em habitats de elevada altitude, conseguem saltar distâncias de três metros e meio por cada impulso.

O íbex-alpino, também conhecido como cabra-montês, é uma espécie de cabra selvagem que habita a Europa, ao longo dos Alpes, são extremamente ágeis e excelente alpinistas, costumam habitar zonas entre os dois mil e três mil metros de altitude

Confira o vídeo:



Fonte: Mundo dos Animais/ NatGeo


Um comentário: