quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os animais sonham???


                        (Foto: Divulgação)



Estudos científicos comprovam que além dos seres humanos, outros mamíferos também podem sonhar, isso inclui cães, gatos, macacos, elefantes, cavalos, ratos, vacas e muitos outros, alguns estudos relatam que as aves também alcançam o REM (Rapid Eye Movement), estágio do nosso sono em que os sonhos acontecem, mas ainda não é certo se anfíbios e répteis, animais de sangue frio, podem sonhar.


Durante o REM os mamíferos e algumas aves experimentam um aumento na sua atividade cerebral, que no nosso caso, dura entre 10 a 20% do tempo total de sono, em outros mamíferos como cães por exemplo, estes ciclos são mais rápidos e repetitivos mas acontecem da mesma forma.


Especialistas garantem que todos os mamíferos compartilham as mesmas estruturas neurais responsáveis por desencadear sonhos durante o sono, mas ainda não se sabe até que ponto o sonho de um animal pode ir, se estes sonhos geram imagens, ou são apenas sons ou sensações.


Recentemente, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), monitoraram as atividades cerebrais de ratos acordados e depois dormindo e os estudos revelaram que esses animais possuem um padrão de sono semelhante ao nosso, gerando sonhos longos, complexos e até mesmo situações de pesadelos.


Estudos mostram também que a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos.


Já os animais maiores como elefantes, cavalos e vacas, dormem muito pouco e por isso sonham muito menos que os cães por exemplo, o objetivo dos sonhos seja em seres humanos ou em outros animais ainda é um mistério, mas a teoria é que os sonhos simulam regiões do cérebro ligadas à memória.






Fonte: Psycology Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário