quinta-feira, 8 de maio de 2014

Olfato, audição, visão e paladar: Que animal tem o sentido mais forte?



OLFATO: O nariz apurado de um cão pode salvar vidas, se treinados eles detectam se uma pessoa tem ou não câncer de pulmão só pelo odor do hálito, mesmo que a doença esteja só no começo, não há maquina capaz de algo parecido.

Homem: 5 milhões de células olfativas;
Cachorro: 300 milhões de células olfativas;
O melhor olfato é do Urso: 4 bilhões de células olfativas.





AUDIÇÃO: Nenhum animal doméstico é páreo para o gato no quesito audição, ele consegue ouvir sons das vibrações corporais dos cupins, e você chegando no térreo, mesmo que ele esteja num apartamento no 10° andar.

Homem: 20 mil hertz;
Gato: 60 mil hertz;
A melhor audição é da Baleia-Branca (ou Beluga): 123 mil hertz.




VISÃO: Temos três receptores de cor nos olhos: um para cada cor primária (vermelho, azul e verde), os papagaios tem quatro: os nossos mais um para ultra-violeta, o mundo deles é bem mais colorido que o nosso.

Homem: 3 receptores de cor;
Papagaio: 4 receptores de cor;
A melhor visão é do Camarão Mantis: 12 receptores de cor.




PALADAR: Cães e gatos praticamente não sentem o gosto da comida, se quiser um pet com paladar apurado, tenha um porquinho-da-índia que tem duas vezes mais papilas gustativas que os humanos, ou arranje um bagre, o campeão mundial de paladar com três vezes mais paladar que nós humanos.

Homem: 9 mil papilas gustativas;
Porquinho-da-índia: 17 mil papilas gustativas;
O melhor paladar é do Bagre: 27 mil papilas gustativas que estão espalhadas por todo seu corpo, ele consegue sentir sabores por todo o corpo.


Fonte: Supe Abril

Um comentário: