sexta-feira, 30 de maio de 2014

Gatos tem maior necessidade de se alimentar durante o inverno


                 (Foto: Divulgação)



Foi publicado na revista científica PLoS One o maior estudo realizado em gatos domésticos para avaliar suas necessidades alimentares principalmente no inverno, e os cientistas alertam que gatos consomem 15% menos alimentos nos meses de verão quando comparado com os meses de inverno.

O estudo desenvolvido por cientistas da School of Veterinary Science, da Universidade de Liverpool no Reino Unido, e do Royal Canin Research Centre, na França, envolveu trinta e oito gatos de várias raças, gêneros e idades.

Aos animais que durante quatro anos foram monitorados no Royal Canin Research Centre, foi-lhes colocada uma coleira com um chip que lhes permita ter acesso ao recipiente de comida sempre que eles desejassem, e o chip registrava as vezes e horas em que os gatos se alimentavam.

Esses dados depois foram cruzados com dados sobre o clima na região para que os cientistas pudessem avaliar se as necessidades alimentares mudavam com alterações de temperatura e da duração da luz do dia.

No artigo publicado na PLoS One os cientistas indicam que o consumo de alimentos foi menor nos meses de verão e maior durante os meses de outono e inverno, com um consumo médio na primavera e início do outono.

Os cientistas revelam que períodos de picos e de quedas na ingestão de alimentos coincidiram com picos e quedas na temperatura e duração do dia, a conclusão é que em média a ingestão de alimentos no verão é aproximadamente menos 15% que a ingestão de alimentos durante o inverno, e provavelmente isso se deve aos efeitos das temperaturas exteriores e diferenças na duração da luz do dia.


Fonte: TV Ciência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário