terça-feira, 27 de maio de 2014

Cuidado: Se seu cão ou gato fizer isso, corra para o veterinário.


                  (Foto: Divulgação)



As vezes você pode se deparar com seu cão ou gato fazendo isso e pensar "deve ter feito algo errado", não se engane, isso pode ser um problema sério.

Pressionar a cabeça: É caracterizado por um ato compulsivo de pressionar a cabeça contra a parede ou outro objeto, sem motivo aparente, isto indica geralmente danos no sistema nervoso, o que pode resultar em uma série de causas diferentes, incluindo a doença prosencéfalo (em que o encéfalo frontal e o tálamo do cérebro estão danificados), ou também por envenenamento tóxico.

Esta condição seria engraçada se não fosse tão séria, pode ser causada também por problema de fígado, explica o veterinário Grant Nisson de Maryland. O fígado é responsável pela remoção de toxinas do sangue, quando ele não está funcionando corretamente as toxinas ficam no sangue e entram no cérebro, isso pode fazer com que cães e gatos hajam muito estranhamente, e pressionar a cabeça contra objetos pode ser um dos sinais mais comuns.


                 (Foto: Divulgação)


Em animais jovens: pressionar a cabeça é frequentemente causada por uma anomalia genética em que o fluxo de sangue para o fígado é redirecionado por um vaso sanguíneo anormal fora do órgão, diz Karen Munana, professora de neurologia da Universidade de medicina veterinária da Carolina do Norte, outros sintomas incluem em salivação, perda da visão e um crescimento lento durante os primeiros meses.

Em animais mais velhos: pressionar a cabeça pode ser um sinal de cirrose, um problema grave do fígado que pode ser causado por dezenas de diferentes problemas, a partir de infecções internas pelo uso a longo prazo de alguns medicamentos, as infecções de ouvido podem causar isso também.

Doenças do cérebro também podem levar a pressionar a cabeça, animais com encefalite por exemplo, desenvolvem a inflamação no cérebro que pode levá-los a fazer coisas estranhas, diz Deena Tiches que é neurologista veterinária, infecções virais como cinomose ou raiva também afetam o cérebro assim como fazem algumas infecções bacterianas.

Os tumores cerebrais também são sempre uma possibilidade, à medida que ficam maiores eles podem começar a pressionar tecidos dentro do cérebro, alterando a forma como ele funciona. Animais com tumores cerebrais podem agir estranhamente em vários aspectos, incluindo andar em círculos e também pressionar a cabeça.


                 (Foto: Divulgação)

Em gatos: há uma série de razões pelas quais um gato pode sentir a necessidade de pressionar a cabeça, as possíveis causas incluem distúrbio metabólico como hiper ou hiponatremia ( muito ou muito pouco sódio no plasma do sangue do corpo), um tumor primário ou secundário (um tumor no cérebro contra um tumor em outra parte do corpo), uma infecção do sistema nervoso ( raiva ou infecção por fungos), traumatismo craniano ou exposição a toxinas como o chumbo.

Diagnóstico: é feito um exame de fundo de olho que pode indicar doenças infecciosas ou inflamatórias e que revelam as anomalias no cérebro, outros teste também incluem medir a pressão arterial, tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro, exame de urina (que podem revelar um problema com o sistema metabólico) e também ensaios de concentração de chumbo no sangue (que podem indicar toxinas no sistema), o tutor deverá contar a história completa de saúde do animal, o início dos sintomas e possíveis incidentes que possam ter precedido a situação.

Tratamento: vai depender dos sintomas que aparecerem e o diagnóstico definido futuramente pelo seu veterinário, sinais clínicos graves vão exigir hospitalização e tratamento imediato, causas diferentes necessitam de tratamento diferente, drogas e terapias não devem ser administradas até que se tenha um diagnóstico definitivo.

Cuidados: Doenças específicas exigem vários métodos de acompanhamento e cuidados, no entanto repetir exames neurológicos para monitorar o progresso são geralmente o principal requisito.

 Consulte seu veterinário se o seu animal: 
*Está pressionando cabeça contra paredes ou objetos
*Parece doente ou confuso.
*Começou a rosnar ou morder as pessoas.
*Ele entra em pânico em certas situações que antes não o incomodava.
*Passou a sofrer acidentes em casa (esbarrar, cair).
*Ele passa a ser excessivamente possessivo de alimentos ou brinquedos.
*Você não pode impedi-lo de latir ou miar.
*A voz dele mudou.
*Ele fica obcecado com comportamentos estranhos, como perseguir o rabo ou mordendo seus pés.
*Anda em círculos
*A cabeça parece pender para um dos lados
*Parece deprimido ou apático.
*Ele está constantemente a morder, arranhar, ou lambendo a si mesmo.
*Ele sempre está com suas pernas afastadas ou em um ângulo estranho.
*Fica arcado, mesmo quando ele não está com medo.
*Ele parece estar tendo convulsões.
*Se hesita em tomar decisões
.


Fonte: PetMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário