segunda-feira, 19 de maio de 2014

A gata que adotou duas maritacas


                  (Foto:  Yuri Carneiro/Arquivo Pessoal/Divulgação)



Nas fotos de Yuri Carneiro, técnico agrícola, uma gata aquece duas maritacas. A cena foi registrada na fazenda de Yuri no Alto Paranaíba, de acordo com ele, a gata e a maritaca tiveram filhotes na mesma época debaixo do assoalhos da casa, a veterinária Fernanda Gomes disse que o comportamento pode estar relacionado com a época de frio e com o instinto maternal.

Yuri disse que ouviu sons de pássaros e miados e procurou embaixo do assoalho da casa, ele ficou surpreendido quando encontrou a gata aquecendo as maritacas. "Quando vi, fiquei sem entender, porque normalmente os gatos atacam pássaros, principalmente nesse caso onde ela deu cria e poderia querer defender seus filhotes, mas eles estavam todos juntinhos, a gata, os filhotes e os dois filhotes de maritaca", contou.

Yuri diz que a mãe das maritacas também ficava próxima, ele disse que os gatos tinham cerca de 10 dias quando ele percebeu a situação. "Eles ficaram juntos por 20 dias, depois eu vi que os pássaros tinham voado, a impressão que dava era que a gata tinha adotado as maritacas, porque ela ficava em cima delas como se fossem seus filhotes", disse.

                 (Foto:  Yuri Carneiro/Arquivo Pessoal/Divulgação)

A veterinária Fernanda Gomes explicou que a gata não atacou os pássaros possivelmente porque já estava acostumada com a espécie. "Teoricamente, o gato come a ave porém, gatos de fazenda estão acostumados com galinhas por exemplo, e a convivência fica normal, a gata foi receptiva pois tinha acabado de dar cria, já os filhotes de maritaca precisavam se aquecer, devido à temperatura do ovo que acabou de eclodir, a tendência é procurar uma fonte de calor, eles encontraram a gata", explicou.

Segundo Fernanda, a mãe maritaca alimenta os filhotes e assim que eles estão prontos para pegarem os próprios alimentos, eles voam. "Mesmo que eles estivessem juntos da gatinha, eles iriam voar, porque é o ciclo da vida deles", disse.

Fonte: G1


2 comentários: