quinta-feira, 10 de abril de 2014

Saiba porque o sedentarismo pode ser um vilão para seu pet


              (Foto: Divulgação/Getty Images)


Muitos amantes de animais podem achar os mais gordinhos lindos, realmente gordinhos ou magros eles são lindos porém, nem sempre um corpo robusto é sinal de saúde e por isso a vida de um cão sedentário pode gerar uma série de problemas que vão muito além da estética.

Sem contar com atividades físicas como passeios no seu dia a dia, um cão pode tanto acabar deprimido, como ganhar bastante peso, chegando à obesidade e consequentemente ao conjunto de complicações que ela acarreta.

Em grande parte dos casos a culpa pelo sedentarismo é de seu próprio tutor que também sedentário ou muito ocupado, não separa parte do seu dia para levar o pet passear ou brincar mesmo que seja no quintal de casa, essa situação pode ter grande impacto nos cães de raças de grande porte, já que eles necessitam de mais atividades para se manter saudáveis e, sem caminhadas não conseguem gastar sua energia, cumulando cada vez mais peso e complicações já que seu corpo fica cheio de gordura e vazio de massa muscular.

Além de provocar dificuldades de mobilidade nos cães, o sedentarismo e a obesidade dos cães também podem causar problemas respiratórios e cardiovasculares, gerando uma série de complicações que se não tratadas podem levar o cão ao óbito. Junto com isso o excesso de peso dos cães sedentários pode causar dores nas articulações e torná-los menos resistentes, ficando mais sujeitos ao aparecimento de infecções diversas e até da diabetes canina.

Para evitar que esse tipo de problema cause danos à saúde de seu pet, o ideal é começar a introduzir caminhadas diárias na vida dele e na sua, possibilitando momentos de lazer enquanto praticam exercícios e fogem do sedentarismo, o uso de coleira é fundamental nestes passeios e a frequência de caminhadas pode ser até cinco vezes por semana (durante cerca de 30 minutos) para os cães mais jovens.

Caso não consiga sair de casa então tente brincar com seu pet com algo que ele goste, jogar bolinha para ele pegar por exemplo, ajuda-o a se movimentar, ou deixe-o solto no quintal por algum tempo, assim ele faz sua própria caminhada.

No caso de cães idosos, essa frequencia de passeios cai para 3 vezes por semana, sendo que o tempo de caminhada (para cães de todas as idades) deve ser aumentado de maneira gradual, cerca de 5 a 10 minutos por semana, até que complete uma hora de atividades por passeio.



Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário