terça-feira, 15 de abril de 2014

Perigo - Chocolate é tóxico para cães


              (Foto: Divulgação/Web)

Apesar de ser uma delícia e dependendo da quantidade até ser saudável para as pessoas, o chocolate é tóxico para os cães, segundo a veterinária Mariana Paranhos da indústria farmacêutica UCB Saúde Animal, de Jaboticabal (SP), o consumo pode levar até à morte dos animais. "O principal problema é uma substância chamada Teobromina, presente no cacau, por isso quanto maior a concentração do ingrediente no doce, maior o risco para eles", afirma.

A especialista alerta que é preciso manter os cães longe dessa guloseima, tomando cuidado redobrado com a proximidade da Páscoa. "O quadro de intoxicação por chocolate pode se manifestar por taquicardia, excitação, espasmos musculares, respiração ofegante, convulsões, podendo chegar ao coma", diz.

Os sinais de que algo está errado com o pet costumam aparecer  de 6 a 12 horas após o consumo do doce, porém a ingestão de pequenas porções durante dias seguidos também pode levá-lo à morte. "Se o tutor suspeitar que o animal comeu chocolate ou outros alimentos que tenham esse ingrediente, ele deve procurar um médico veterinário imediatamente", completa Mariana.

Tratamento: Não existe um medicamento ou tratamento específico para casos de cães que apresentem sinais de intoxicação por chocolate, de acordo com Mariana Paranhos, geralmente são realizadas terapias de suporte como lavagem gástrica e administração de soro, e o tratamento dos sinais clínicos. "Contudo prevenir ainda é a melhor opção, o tutor deve ficar atento para não deixar as embalagens em locais onde o animal consiga alcançar", lembra.

Além do chocolate, não é recomendável dar nenhum tipo de doce ou alimento impróprio para os animais. "O melhor para a saúde do animal é uma alimentação balanceada a base de rações e produtos específicos", conclui a veterinária.



Fonte: Ribeirão Preto Online

Um comentário:

  1. Existe muita gente dando chocolate de pascoa para seu cachorro! Alerta importante:

    ResponderExcluir