quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os cães tem noção de perigo?


                  (Foto: Divulgação)



Os cães têm noção do perigo?

Eles não têm noção do perigo para eles, nem a mãe ensina isso a eles. Para o cão, perigosas seriam pessoas, cães e outros animais que invadissem seu território de maneira ameaçadora.

Quando ele é filhote e a casa tem escadas, ele sabe que pode ser perigoso?

Não, ele não sabe que isso pode ser perigoso para ele, eles podem até aprender que o dono não deixa subir e descer escadas ou que se eles correrem muito rápido podem tropeçar e cair, mas nunca terão a noção de que o tombo pode ser feio ou mesmo que poderão ter problemas de coluna futuramente.

No caso de quem tem piscina dentro de casa, os pets sabem que aquele é um local perigoso para eles?

Geralmente os cães tem medo de altura ( não que eles saibam que aquilo pode machucá-los ou matá-los) e nadam mesmo que nunca tenham entrado na água, mas acidentes podem acontecer. Para evitar isso, o ideal é cobrir a piscina e só deixá-la descoberta quando for usá-la.

Os acidentes envolvendo a morte de cães em piscina ocorrem em sua maioria devido à falta da escadinha ou de uma plataforma adaptada para o animal, bem como pelo fato de o tutor não ensinar como usar esses meios de sair da água.


Eles sabem que se fizerem algo, podem se machucar?

Eles só vão saber que vai machucar quando eles se machucarem, é um aprendizado, por exemplo: um cão que sai para dar uma volta na rua não considera os carros perigosos, eles podem aprender que devem aguardar para atravessar a rua, mas isso porque foram ensinados pelo tutor ou por algum outro animal que aprendeu (quando foi atropelado) da forma mais difícil. Eles não sabem que o carro pode matá-los, para evitar que o cão seja atropelado, nunca deixe o cão sair para passear sem que ele esteja seguro com a coleira e a guia.

Quanto aos objetos no chão, quais cuidados são precisos para evitar acidentes?

A melhor coisa a ser feita é supervisionar o cão e ensiná-lo o que pode e o que não pode pegar, os filhotes costumam ser mais curiosos e tendem a colocar qualquer coisa na boca para mastigar e brincar.

Quando o pet (filhote e adulto) é recém-chegado, a primeira coisa a se fazer é remover todo e qualquer objeto pequeno que esteja espalhado pelo local, mesmo bibelôs de mesa, plantas e pequenos vasos, com o passar do tempo o tutor pode ir adicionando aos poucos a decoração de volta, sempre ficando de olho à atenção que o animal vai dar a esse objeto.

Mesmo que o cão não insista em pegar, o ideal é que o tutor ensine que não pode, sem bater e sem castigos pois, os pets só entendem a bronca se forem pegos no flagra.



Fonte: Idmedpet

Nenhum comentário:

Postar um comentário