quinta-feira, 17 de abril de 2014

Amor: Sagui conforta parceira no leito de morte


                (Foto: BBC/Divulgação)

Uma equipe de biólogos, entre eles dois brasileiros, filmou o momento em que um sagui macho abraça e cuida de sua parceira à beira da morte, o episódio considerado inédito pelo especialistas, ocorreu depois que a fêmea caiu acidentalmente de uma árvore em uma zona coberta por mata atlântica no Nordeste do Brasil.

Atenção e cuidado:

Os detalhes dessa interação foram publicados na revista científica "Primates", com o vídeo registrando o comportamento inédito. "O cuidado e atenção com que ele trata sua parceira me deixou espantada", disse a primatologista brasileira Bruna Bezerra, da Universidade de Brilstol, à BBC.

Ela e mais três colegas vinham estudando o mesmo grupo de saguis havia vários anos, a equipe acompanhou 12 primatas e suas interações, o grupo era formado por 4 machos adultos, 3 fêmeas adultas, 3 jovens e 2 bebês.

Enquanto observavam os saguis, os biólogos viram a fêmea dominante do grupo que apelidaram de F1B, cair da árvore batendo sua cabeça em um objeto no solo, ferida gravemente a fêmea permaneceu deitada no chão agonizando por duas horas e meia antes de morrer. "O comportamento mais marcante durante esse tempo partiu do macho dominante M1B", afirmou o estudo.

Depois de 45 minutos, o macho percebeu a fêmea estirada no solo. "Ele foi imediatamente ao encontro dela", disse Bezerra à BBC Nature.

Nesse momento o macho deixou para trás os dois bebês do casal em cima da árvore para descer até o chão e abraçar sua parceira, ele ficou ao lado dela por 1h48, acrescentou Bezerra. Durante o tempo em que a fêmea agonizava em seu leito de morte, ele a abraçou e a farejou, o macho também se manteve alerta, enxotando membros mais jovens do grupo que se aproximavam do corpo de sua parceira.

Enquanto confortava sua parceira, o macho também reproduziu um som que serve como uma espécie de alerta para o grupo da aproximação de possíveis predadores, como aves de rapina, mas nenhum predador estava na área, e ele também tentou copular com ela,segundo os biólogos.

Os especialistas não sabem dizer qual aspecto sexual da interação do macho com a fêmea ou mesmo os sons de alerta produzidos por ele, se foram decorrentes da dor ou da natureza estressante da situação."A situação estressante pode ser a causa dos comportamentos 'fora do contexto' desempenhados pelo macho", afirmou Bezerra à BBC Nature.

"No entanto podemos especular que o macho usou esse recurso para tentar obter uma resposta de sua parceira no leito de morte".

O casal observado estava junto a cerca de 3 anos e meio, neste período eles tiveram 8 filhotes, os pesquisadores suspeitam que a fêmea estava grávida de mais filhotes machos quando caiu da árvore e morreu, momentos antes de morrer ela teve espasmos musculares.

Três meses depois da morte da parceira, o sagui macho deixou o grupo, seu destino não é conhecido. "O macho dominante desapareceu após a perda de sua fêmea dominante", disse Bezerra.


Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário