sábado, 15 de março de 2014

Saiba mais sobre a raiva

raiva



Raiva canina: O período de incubação é em geral de 15 dias a dois meses,na fase prodrômica os animais apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada.

Após 1 a 3 dias ficam acentuados os sintomas de excitação, o cão se torna agressivo com tendência a morder objetos, outros animais, o homem, inclusive o seu tutor, e morde-se a si mesmo muitas vezes provocando graves ferimentos.

A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva em virtude da paralisia dos músculos da deglutição, há alteração do seu latido que se torna rouco ou bitonal em virtude da paralisia parcial das cordas vocais.



Os cães infectados pelo vírus rábico têm propensão de abandonar suas casas e percorrer grandes distâncias , durante a qual podem atacar outros animais disseminando a raiva, na fase final da doença é frequente observar convulsões generalizadas que são seguidas de incoordenação motora e paralisia do tronco e dos membros.

A forma muda se caracteriza por predomínio de sintomas do tipo paralítico, sendo a fase de excitação extremamente curta ou imperceptível, a paralisia começa pela musculatura da cabeça e do pescoço; o animal apresenta dificuldade de deglutição e suspeita-se de "engasgo", quando então seu tutor tenta ajudá-lo, expondo-se à infecção, a seguir vêm a paralisia e a morte.

Raiva felina: Na maioria das vezes a doença é do tipo furioso, com sintomatologia semelhante à raiva canina.
Observação: Deve se dar especial atenção a outros sintomas que podem ocorrer quando a raiva em cães e gatos for transmitida por morcegos, fato que vem ocorrendo em algumas regiões do país.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário