segunda-feira, 24 de março de 2014

Queda de pelos - Saiba porque isso acontece!!!


queda




As quedas de pelos podem e ocorrem por várias razões, algumas delas são:

Queda fisiológica:  que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pelo ou de seu folículo (raiz) e assim esses pelos caem para ser em seguida substituídos por outros.

Essa queda ocorre em geral no verão e não é localizada (num único local da pelagem) mas generalizada, isso não quer dizer que o cão vai ficar careca, essa queda só é percebida se for bem observada, a pelagem fica menos densa.


Queda patológica: é a queda anormal e tem várias causas, entre elas; doenças do próprio pelo ou da pele do animal tais como: micoses, sarnas, eczemas, etc..

Doenças nutricionais: a avitaminose A por exemplo, ocorre quando a vitamina A está ausente ou em quantidade insuficiente na alimentação do animal, essa vitamina chamada de protetora dos epitélios estando em falta, poderá diminuir o brilho e resistência dos pelos fazendo com que os pelos caiam.

Insuficiências de determinados sais minerais na alimentação também pode ter por consequência a queda de pelos, até a simples falta de determinados aminoácidos, que como é sabido são por assim dizer os tijolos que formam as moléculas de proteínas mais complexas, podem também determinar queda de pelos.


Infecções: Pelo fato de determinarem febre, poderá ser também uma causa de queda de pelos, em vista desses diferentes fatores, observe a pelagem do seu cão.

Caso a queda de pelos seja localizada formando pequenas "ilhas" sem pelo: sendo em geral originada por parasitas (fungos, sarnas ou outros parasitas), requer imediato tratamento de acordo com sua causa, caso não seja imediatamente tratada quando parasitária, há o risco inclusive do parasita se alastrar ou se propagar a outros seres, como o próprio homem.







Fonte: Revista Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário