sábado, 15 de março de 2014

Na hora de atravessar a rua, cão da lição às pessoas


         
faixa



A cena é intrigante e se repete com frequência no Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, cães se misturam às pessoas e aguardam a sua vez de atravessar em segurança na faixa de pedestres, adaptação, observação e até um grau de consciência são algumas das explicações apontadas por especialistas e estudiosos para o comportamento "civilizado" dos animais, eles são um exemplo para o próprio homem.

"Eles seguem o fluxo das pessoas, já se tornou um hábito ir atrás da multidão, poderiam atravessar em qualquer lugar mas preferem a faixa", afirma Benício Pacheco de Assis, de 40 anos, dono de uma banca de jornais na Praça Duque de Caxias.

atravessa

No local vivem pelo menos 5 cães que recebem cuidados dos taxistas e outras pessoas. "Fico aqui o dia todo e a cena se repete diversas vezes", diz o jornaleiro, se referindo aos "pedestres caninos".

A veterinária com especialidade em comportamento animal, Christianne Moll, explica que os cães aprendem por experiência e por imitação/observação. "Eles foram atropelados ou assistiram a atropelamentos e observam que a atenção para atravessar as ruas é essencial para sua integridade física", destaca Moll.

Uma pesquisa científica desenvolvida por Stanley Coren na Universidade Columbia Britânica, no Canadá, aponta que a inteligência dos cães é dividida em três níveis: instinto, adaptação e aprendizado.

Pretinho é um exemplo de cão que não se arrisca, ele aguarda na faixa até poder atravessar a rua, por inteligência ou puro instinto, o fato é que este comportamento deveria fazer parte também da rotina da população.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário