sexta-feira, 28 de março de 2014

Brasil nega proposta para proibir teste em animais


              (Foto: Divulgação)


Em reunião em Brasília, na última quinta-feira (20), o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que pertence ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCT), negou a proposta apresentada pela ONG Humane Society International (HSI), para acabar de uma vez por todas com os testes de cosméticos em animais.

De acordo com a organização, esse tipo de procedimento em bichos é anti-ético, uma vez que causa dor aos animais em nome do consumo de produtos dispensáveis, e pode ser substituído por outras técnicas que são já adotadas por empresas da indústria de beleza que se desassociaram desse tipo de prática.

No entanto, apesar do parecer técnico que provava a viabilidade da proibição e de petição com dezeenas de milhares de assinaturas, o Concea não aprovou a proposta cuja votação havia sido prometida para outubro.

O Conselho preferiu propor novo regulamento geral que obriga os laboratórios a utilizar alternativas para testes em animais, cinco anos depois de serem validadas pelo governo, segundo a HSI, a medida é um retrocesso, uma vez que essa regra já existe no Brasil desde 1998, com uma diferença: antes da nova decisão do Concea, ela deveria ser cumprida pelos laboratórios imediatamente após a validação do método, e não no prazo de cinco anos.

"Dois terços dos brasileiros apoiam a proibição dos testes e 170 membros do Congresso Federal também defendem a ideia. É uma vergonha que os reguladores brasileiros não consigam respeitar a opinião da população e de seus representantes, que manifestaram de forma consistente sua forte oposição aos teste em animais para a indústria da beleza", diz Helder Constantino, porta-voz brasileiro da campanha Liberte-se da Crueldade, da HSI. Agora a organização pede apoio ao ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, para intervir na decisão do Concea.

Assine a declaração "Liberte-se da crueldade" http://e-activist.com/ea-action/action?ea.client.id=104&ea.campaign.id=19453&ea.tracking.id=website

Fonte: Planeta sustentável


Nenhum comentário:

Postar um comentário