quarta-feira, 5 de março de 2014

Anestesia - Saiba mais sobre isso

anestesia



Uma das maiores preocupações dos tutores quando seus pets precisam ser anestesiados, quem cuida disso é o anestesista veterinário!

O anestesista deve possuir um completo conhecimento da saúde do paciente, deve saber o motivo da cirurgia e conhecer a técnica e tempo cirúrgico, para uma anestesia perfeita queremos uma neuroleptoanalgesia, que significa: analgesia, perda da consciência e relaxamento muscular.

Para obter esses 3 fatores, podemos utilizar vários fármacos, sejam eles combinados ou sozinhos, a anestesia começa minutos antes da administração dos fármacos anestésicos, começa pelo MPA.

MPA significa: Medicação pré-anestésica e é necessária em qualquer protocolo anestésico, consiste na utilização de uma ou mais drogas administradas antes do procedimento cirúrgico, que visam aumentar a ação dos anestésicos e/ou diminuir a dose necessária deles.

Basicamente temos dois tipos de anestésicos, os injetáveis e os voláteis (anestesia inalatótia).

Anestesia injetável: Precisamos da utilização de vários grupos anestésicos e suas combinações para obtermos o efeito desejado em uma anestesia geral, essa anestesia é geralmente utilizada em animais jovens, sem doenças do coração ou outras doenças sistêmicas.

Anestesia inalatória: Caracteriza-se pelos seguintes aspectos: os anestésicos são administrados diretamente no sistema respiratório, eles são absorvidos no pulmão vão para a corrente circulatória e passam para o sistema nervoso central, esses anestésicos não dependem do metabolismo e desintoxicação no fígado e no rim, são eliminados pelo pulmão mais depressa, tornando o controle da profundidade anestésica mais fácil e precisa.


Esse tipo de anestesia pode ser utilizada em qualquer paciente, e é recomendada para pacientes recém´nascidos ou filhotes, pacientes idosos e com doenças sistêmicas.

"Sempre que tiver alguma dúvida sobre a anestesia ou o risco anestésico, peça uma avaliação anestésica do seu animal!"(Dr. Marcelo Morato - Médico Veterinário)



Fonte: Planeta Bicho

Nenhum comentário:

Postar um comentário