segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ipojuca põe chips em animais abandonados (PE)


O município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, sai na frente com um programa de retirada de cães e gatos das ruas, dos cerca de 8 mil cães e 4 mil felinos existentes na cidade, 10% estão em situação de abandono segundo estimativa da prefeitura. A maioria está nas ruas, espaços públicos e até residenciais em Maracaípe e Porto de Galinhas, um risco tanto para eles que podem ser atropelados ou sofrerem agressões, como para a população que pode contrair doenças transmitidas por eles.


              ( Foto: Divulgação)

O Programa Animal Amigo, criado na semana passada por um executivo, pode reverter a situação. Cães e gatos são resgatados desses lugares pelo projeto, a ação é feita de uma forma mais humanizada através da aproximação e ganho da confiança do bicho. Até o momento mais de 20 animais foram recolhidos, o programa tem capacidade de resgatar 170, depois de tratados e cuidados eles são micro-chipados e colocados para adoção.

Dessa maneira a prefeitura poderá acompanhar o deslocamento dos cães e gatos e ter o registros das condições em que eles se encontram, o microchip é um recurso altamente valorizado pelos defensores dos animais, de acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Zelma Pêssoa, as ações de resgates são programadas, feitas quando há queixas e denúncias da população. Ela explica que a equipe formada por um técnico veterinário e três técnicos em vigilância sanitária foi preparada para um novo tipo de abordagem ao animal.

" É um recolhimento humanizado onde são utilizadas iscas, é uma abordagem mais delicada com menos agressividade, dessa forma o animal não sofre estresse nem tem o risco de agressão ao profissional, trabalhamos antes de ir para as ruas, assim, teremos sempre o apoio da população que nos ajudará e não o contrário", afirmou.

O recolhimento dos animais nas ruas beneficia também a população pois o contato com as fezes pode transmitir verminoses, bactérias e o chamado bicho geográfico, que é causado por um parasita que vive no intestino dos animais, os principais sintomas para os humanos são: falta de apetite, diarréia, dor de cabeça e no corpo, além da febre.



Fonte: Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário