terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Especialista afirma - Ração pode diminuir expectativa de vida dos cães

ração


Os alimentos processados para cães e as rações podem conter substâncias que causam danos graves e até fatais, segundo Jonatha Self, especialista em nutrição e alimentação canina, empresas fabricante de alimentos para cães estão diminuindo a expectativa de vida dos animais, já que as companhias estariam usando coisas que seriam jogadas fora para a fabricação dos produtos.

Na opinião do especialista, os animais que seguem dieta natural vivem mais, são mais calmos e atentos, mais comportados e sofrem menos com doenças. As informações são do Daily Mail.
         
Mas qual seria então, a dieta ideal para os cães? Segundo Self o cão deve se alimentar como um lobo selvagem, pois ambos tem os sistemas digestivos idênticos, a dieta do animal portanto, não deveria ser tão diferente e não ter, por exemplo, carne crua incluída.

Self acredita que nove em cada dez visitas ao veterinário são motivadas por alimentação inadequada, a qualidade dos alimentos para cães é baixíssima, segundo ele, e o cozimento acaba com as enzimas importantes por processos metabólicos vitais, torna o alimento de difícil digestão e altera sua estrutura. As comidas caninas processadas têm o mesmo efeito que junk food para os humanos.

Os alimentos processados para cães surgiram há 153 anos e paleontólogos afirmam que leva, em média, 100 mil anos para uma espécie se adaptar à nova dieta. Os cães tem 5 tipos de dentes, mas nenhum adequado para a moagem de alimentos, uma boa maneira de entender a indústria de alimentos é estudar sua história, as comidas prontas para cães foram inventadas na Inglaterra por James Spratt em 1860, e combinavam biscoito feito de farinha de trigo, vegetais e sangue de animais.

Empresários viram na criação uma oportunidade de vender subprodutos indesejáveis, como carnes de baixo custo por um preço que jamais conseguiriam.

A legislação britânica e européia segundo Self, permite o uso de substâncias que seriam descartadas em rações a alimentos para animais, desde que não causem dano imediato. "O material de origem animal usado pelas indústrias de ração é formado por partes não consumidas por humanos", comentou, caldas, testículos e orelhas de animais estão entre os componentes da rações, o processo de fabricação é de "revirar o estômago", diz o especialista.



Fonte: Terra Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário