terça-feira, 7 de junho de 2016

Cinomose - Entenda como prevenir, o que causa e qual o tratamento dessa doença letal.


cinomose



             


cinomose é uma doença muito agressiva e mortal, que na maioria dos casos leva o animal à morte ou à sequelas que deixam sua condição de vida muito difícil, muitas vezes ao final da doença o animal fica com disfunções neurológicas, como convulsões e descoordenações e não é difícil que o cão sofra tantas alterações que não consiga nem mais levantar a cabeça, essa incapacidade de levantar-se é o que faz que ela seja conhecida como a doença que "DESCADERA". A melhor forma para evita-la é a vacinação.

Tem crescido os casos de cinomose nos últimos meses.
A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo "Vírus da Cinomose Canina", que atinge animais como cães, furões e alguns animais silvestres. Os humanos, gatos e aves estão entre os animais que não tem perigo de contrair a doença, em geral a transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal, isso pode acontecer através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando o ambiente e os cães que estejam por perto.



Algumas característica climáticas favorecem a presença deste vírus no ambiente, apesar do vírus fora do corpo ser muito sensível, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela cinomose após serem introduzidos em ambientes onde há mais de seis meses haviam morrido cães com a doença. Assim os veterinários indicam que seja feita uma limpeza minuciosa em ambientes contaminados, e que se evite que outros cães entrem em contato com esse ambiente, pelo menos por seis meses.

A cinomose afeta vários órgãos e sistemas, assim no começo da doença ela é de difícil identificação, entre os sintomas observamos febre, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarreia, hiperceratose do focinho e dos coxins das patas, mioclonia esintomatologia neurológica, quando os animais apresentam sintomatologia nervosa, a doença fica de mais fácil identificação com a presença de "tiques" conhecidos como mioclonia, descoordenação e dificuldade de movimentação.



A melhor maneira de se evitar a doença é através da prevenção, dependendo da região e características do animal, será estabelecido um esquema de vacinação para criar uma proteção do animal à doença, o mais comum é o uso de três doses da vacina múltipla (V8 ou V10), a primeira dose com 6 a 8 semanas, a segunda por volta dos três meses e a terceira dose aos quatro meses, ainda é necessário fazer o reforço da vacinação todo ano, mas a vacinação depende de vários fatores que o veterinário vai avaliar e modificar conforme o caso.

E não se esqueça que enquanto os filhotes não terminarem a vacinação com as três doses da vacina múltipla, não podem ter contatos com ambientes e animais que possam ter algum tipo de doença, também limpe bem os sapatos antes de entrar em casa para não trazer contaminantes.



A cinomose é uma das piores doenças que pode afetar os cães, a grande maioria morre ou fica com sequelas muito graves, assim, não deixe de manter seu animal com a vacinação completa e atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário