sábado, 18 de janeiro de 2014

Ativistas fazem acampamento em frente à sede do Governo do Estado de SP


Começou na tarde desta quinta feira (16), a manifestação "#AprovaAlckmin". Ativistas pelos Direitos Animais e cidadãos simpatizantes à causa animal começaram a chegar ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, às 17 hs, como combinado pelas redes sociais.


Porém, até as 18 hs o número de manifestantes não passava de 30, a tempestade que colocou a capital paulista em alerta pode ter contribuído para o número de manifestantes abaixo do esperado, no evento do Facebook eram mais de 2 mil confirmados.

Às 18:30 com a chegada de algumas das organizadoras do evento com faixas e megafones, o protesto, de fato, começou.

Muitas pessoas vistas nas manifestações contra o Instituto Royal em São Roque, estavam presentes também em mais esta luta, às 20 hs o número de pessoas em frente ao portão 2 do Palácio dos Bandeirantes já era superior a 50 e manifestantes chegavam a todo instante.

       (Foto: Vista-se/Divulgação)

Segundo a organização, a manifestação não vai terminar enquanto o governador Geraldo Alckmin não se posicionar sobre o PL 777/2013, que proíbe testes em animais para produtos cosméticos e de higiene. A proposta foi aprovada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), no final do ano passado e está aguardando sanção ou veto do governador desde o dia 04 de janeiro.

Conversamos com o deputado estadual Feliciano Filho, autor do Projeto de Lei, que estava no local para dar as últimas notícias sobre o andamento do PL, segundo o deputado ainda não foi possível uma reunião com o governador sobre a proposta, embora ele tenha tocado no assunto quando se encontraram casualmente em um evento. Nos últimos dias ele tem passado horas nas sede do governo para tentar a sanção do PL, argumentando sobre a importância da aprovação.

Feliciano se mostrou otimista e diz que esperava a sanção do governo nesta sexta-feira (17), porém sem entrar em detalhes o deputado afirmou que existem força contrária à aprovação dentro do governo.

Ele disse ainda que a manifestação da sociedade é parte fundamental da luta pela aprovação do projeto e elogiou o protesto.

Alckmin tem até segunda-feira (20) para aprovar ou vetar o PL, os ativistas prometem manter  acampamento no local com manifestações 24 horas por dia até que uma posição seja tomada.

Uma lona, a mesma utilizada nos protestos contra o Instituto Royal, foi erguida em frente ao Palácio do Governo, do outro lado da rua.No inicio da noite já havia também uma barraca montada e alguns ativistas com cadeiras e mochilas.

Com enormes faixas, bandeiras, palmas, apitos e palavras de ordem, os manifestantes chamavam a atenção dos carros que passavam na Av.Morumbi " Ta esperando virar o caso Royal  e aparecer pro mundo inteiro?! Assina logo, Alckmin!", gritava uma ativista ao megafone.

Assim como fizeram no inicio do protestos contra o Instituto Royal, ativistas publicaram um comunicado assinado pela " Frente Antivivisseccionista do Brasil", o texto diz que a manifestação em questão é um ato que representa a vontade da sociedade, que não admite mais testes em animais.

Quem quiser se juntar à manifestação pode se dirigir ao Palácio do Governo.


Fonte: Vista-se.




Nenhum comentário:

Postar um comentário